sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O cancro do colo do útero é frequente?

Na Europa (25 estados menbros+Islândia+Noruega+Suíça) o cancro do colo do útero é a segunda causa de morte por cancro em mulheres com idades entre os 15 e os 44 anos. Apesar do rastreio (através de citologias regulares) poder ajudar a detectar precocemente a doença, infelizmente, na Europa, cerca de 40 mulheres morrem por dia com cancro do colo do útero. E m Portugal, em 2002, foram diagnosticados 956 novos casos e 378 mulherses morreram devido a cancro do colo do útero (Globocan 2002).






O que provoca o cancro do colo do útero?

Ao contrário de muitos outros cancros,o cancro do colo do útero não é hereditário. É sempre causado por um virus, o Papilomavirus Humano. Certos tipos deste vírus são capazes de transformar células normais do colo do útero em células com alterações. Num número reduzido de casos e, em geral, após um longo período de tempo (de vários anos a década), estas células com alterações podem progredir para lesões cancerosas no colo do útero.



Como se transmite o Papilomavírus Humano?
O vírus transmite-se facilmente, de uma pessoa para outra, através do contacto genital. Por isso, se tiver contacto íntimo com alguém infectado com o Papilomavírus Humano, poderá ficar infectada. Não é necessário ter relações sexuais para que haja infecção.





Comentário pessoal
Temos vindo a observar que o cancro do colo do útero é cada vez mais abundante a nível mundial. É importante lembrar que, apesar de 40% das mulheres a quem diagnosticado cancro do colo do útero deve ter entre 35 a 54 anos.Para que se possa proteger contra o cancro do colo do útero é muito importante faça pelo menos de ano/ano um rastreio (exame de papanicolau) , isso permite a detecção precoce das lesões pré-cancerosas e também o uso do preservativo, não protege completamente contra a transmissão do Papilomavírus Humano, mas reduz o número de casos de infecção.Pode fazer ainda mais para se proteger, falando com o seu médico dar-lhe-á mais informações acerca deste assunto.


Sem comentários: